Dom Rosalvo Cordeiro ressalta a assunção de Maria à glória do Pai

50

Durante a missa celebrada por ocasião da festa de Nossa Senhora da Glória, nesta segunda-feira (7/8), o bispo de Itapipoca (CE), Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, ressaltou o discipulado de Maria no projeto de evangelização do próprio filho Jesus. O bispo destacou a escuta do Espírito Santo e o cumprimento da missão da Santíssima Mãe junto ao Senhor. “Ela participou do ensinamento do Pai, colocou o serviço da evangelização por onde passou e sabia que Jesus veio para salvar a humanidade.”

O reverendíssimo citou, em seguida, durante a homilia, versos da saudação do Ofício dedicado à Virgem Maria. “Ela é a filha de Deus Pai, mãe de Deus filho e esposa do Espírito Santo”. Dom Rosalvo contextualizou invocações da ladainha de Nossa Senhora para ressaltar dons e títulos de devoção. “Maria tem todos os dons do Espírito Santo. Ela é a sede da sabedoria, mãe do bom conselho e senhora da piedade. É aquela que foi a arca da aliança, a aliança de Deus para os homens. Jesus estabeleceu a nova e eterna aliança”.

Dom Rosalvo

Sobre o sim de Maria, Dom Rosalvo abordou a concepção da mãe de Jesus sem o pecado original e a condição de mãe do filho de Deus por ação do Espírito Santo. Quanto a José, o consagrado filho de Deus, o bispo destacou o papel de “guardião da Mãe e do Filho”.

A Virgem Santa está presente na vida da humanidade mesmo depois de subir ao céu, mediante aparições em diferentes e difíceis momentos, para pedir paz e oração. O bispo exemplificou a mensagem aos três pastores em Fátima, Portugal. Daí, o título devocional Nossa Senhora de Fátima.

“Nossa Senhora da Glória é também a Santíssima Mãe cheia do Espírito Santo. Após cumprir a vontade de Deus, ascendeu à glória do Pai”, destacou o bispo.

A celebração, realizada na segunda-feira, 7 de agosto, contou com a entronização da imagem de Nossa Senhora da Glória sob pétalas de rosas lançadas pelos fiéis.

As missas em comemoração a Nossa Senhora da Glória seguem até o dia 15 de agosto. O tema, nesta edição de 2023, é um versículo da Liturgia das Horas: “Filha de Sião, és formosa como a lua e resplandecente como o sol”.

MPB é destaque na festa social

Humberto Maia

Após a Santa Missa, a festa social foi animada pelo músico Humberto Maia, que cantou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB).

As atrações também seguem até o dia 15 de agosto, sempre após a festa litúrgica. Acontecem no Centro Pastoral Padre Alberto Castelo, ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Glória, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza (CE).

Confira a galeria de fotos