Dom Rosalvo retorna à Paróquia da Glória para celebrar Padroeira

69

No décimo segundo dia da 51ª edição da Festa da Padroeira, a Paróquia Nossa Senhora da Glória recebeu para presidir a Santa Missa, nessa segunda-feira, 12 de agosto, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo titular da Diocese de Itapipoca.

No presbitério, nosso pároco, padre Helano Samy, ao lado do diácono permanente Eufran de Menezes, deu as boas-vindas àquele que um dia foi bispo auxiliar da arquidiocese. “Essa igreja lhe deve muito e está feliz em recebê-lo. Unidos em oração, rezamos pela diocese que o senhor recebeu de Nossa Senhora das Mercês. Que ela seja sua intercessora, lhe proteja, e saiba que aqui tem um povo que te ama, que tem saudades do senhor. Sinta-se em casa mais uma vez celebrando conosco.”

O excelentíssimo e reverendíssimo agradeceu a acolhida, iniciou o sinal da nossa fé e, para celebrar dignamente, segundo suas palavras, convocou a presença da Mãe, “aquela que é luz em nossa vida também porque traz o Cristo, luz do mundo.” Sob forte comoção, chuva de pétalas e aplausos dos fiéis, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida ao altar, enaltecida pela música “Quem é esta que avança como Aurora”, de Domingos Sávio Oliveira.

Após os ritos iniciais e a liturgia da palavra, Dom Rosalvo ofertou uma reflexiva homilia, apontando que Jesus, antes de entregar a sua vida, transfigurou-se diante dos discípulos, na Montanha Sagrada, para mostrar todo o esplendor de Deus. “Para chegar à glória, é preciso passar pela cruz”, afirmou, para completar em seguida: “E aí nós entendemos a nossa missão também.”

O bispo se aprofundou no evangelho do dia (Mt 17, 22-27) com a pergunta dos cobradores de impostos da época a Pedro: “O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?”. E explicou que o discípulo, a mando de Jesus, arcou com o tributo utilizando uma moeda retirada da boca de um peixe por meio de um milagre. “Jesus participa da vida humana, exceto no pecado, assim como nós participamos de tudo deste mundo, daquilo de onde vivemos, cuidamos, da nossa casa em comum, mas sempre com os olhos voltados para o céu, para a glória de Deus”, pontuou.

Dom Rosalvo aproveitou também para falar a respeito do tema da festa deste ano, “Sobre Mim Não Triunfou o Inimigo”, e da importância de comemorar e da Mãe do Senhor em nossas vidas. “Nós podemos confiar em sua proteção. Maria é o templo vivo de Deus, por isso o inimigo não se aproxima de sua luz e nem daqueles que são devotos da querida Mãe. Então, queridos irmãos e irmãs, celebrar a Festa de Nossa Senhora da Glória traz muita alegria aos nossos corações. Que todos nós possamos aproveitar muito bem este momento, para que o brilho da glória de Deus resplandeça sobre nós, sobre nossas famílias e nos faça perseverar até o fim”, destacou.

Ao término da Santa Missa, antes da bênção final, padre Helano agradeceu a presença das religiosas e do secretário da Diocese de Itapipoca que acompanharam Dom Rosalvo, fez questão de agradecer a Deus e exaltar, com muito carinho, os longos anos que o bispo passou na Paróquia. Após uma “Ave Maria” e fortes aplausos para o convidado especial da festa litúrgica, os paroquianos entoaram a clássica música-oração “Consagração à Nossa Senhora”, com melodia de Fátima Gabrielli.

A abençoada noite continuou com a festa social no Centro Pastoral Pe. Alberto Castelo, que contou com os produtos gloriosos da lojinha, bebidas geladinhas, o tradicional pratinho e quitutes para os mais variados gostos. O cantor, compositor e sanfoneiro Clementino Moura foi o responsável por animar o festejo e colocar todo mundo para dançar ao som de seu excelente show De Pai para Filho, projeto do Sesc.

Mais uma comemoração de muitas alegrias, bênçãos, graças e glórias para reverenciar aquela que, segundo Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, representa toda a humanidade e é o ser humano mais perfeito da face da Terra que podemos imaginar.

Por Ricardo Alves (Pascom)

Galeria de fotos

Transmissão da santa missa