Festa da Misericórdia acontece de 11 a 15 de abril

A Festa da Divina Misericórdia, celebrada no primeiro domingo depois da Páscoa, foi instituída oficialmente como festa universal pelo papa João Paulo II no ano 2000. “Por todo o mundo, o segundo Domingo da Páscoa irá receber o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene para os cristãos de todo o mundo enfrentarem, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e desafios que a humanidade irá experimentar nos anos que virão” (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto de 23 de Maio de 2000).

Na Paróquia da Glória, a Festa da Divina Misericórdia acontecerá de 11 a 15 de abril, sob a coordenação do Apostolado da Divina Misericórdia. Nesse período haverá missas às 18h30min, seguida de palestras com temas diversos, com início às 19h30min. Confira a programação:

Dia 11.04.2012 (Quarta-feira)

19h30 – “A Festa da Divina Misericórdia”, com Pe. Júlio César

Dia 12.04.2012 (Quinta-feira)

18h30 – Celebração Eucarística

19h30 – “O Ícone da Misericórdia”, com Átila Amaral Brilhante (Comunidade Shalom)

Dia 13.04.2012 (Sexta-feira)

19h30 – Recitação do Terço da Misericórdia

Dia 14.04.2012 (Sábado)

16h30 e 18h30 – Celebração Eucarística

Dia 15.04.2012 (Domingo)

14h – Abertura e Louvor, com o Grupo Coração em Deus

15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Recitação do Terço

16h – Celebração Eucarística

Saiba mais – A Festa encontra suas origens em Santa Maria Faustina Kowalska, que na década de 1930 obteve de Jesus revelações acerca da instituição dessa festa no seio da Igreja, bem como profecias e manifestações que o próprio Cristo mandou que as escrevesse e retransmitisse à humanidade.

No diário de Santa Faustina, encontramos essas referências: “Nenhuma alma terá justificação, enquanto não se dirigir, com confiança, à Minha misericórdia. E é por isso que o primeiro domingo depois da Páscoa deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário, 570). “Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia; a alma que se confessar e comungar alcançará o perdão total das culpas e castigos; nesse dia estão abertas todas as comportas Divinas, pelas quais fluem as graças” (Diário, 699); “Dize à humanidade que sofre que se aproxime do meu coração misericordioso, e eu a cumularei de paz (Diário 1074)

Sobre o apostolado – A missão maior do Apostolado da Divina Misericórdia é visitar os enfermos e levar o Terço da Misericórdia aos cristãos e às famílias em geral, seja nas casas, nos hospitais ou nos asilos. Na Paróquia, o Apostolado conduz a recitação do Terço da Misericórdia toda sexta-feira, às 15h, na Capela do Santíssimo (na 1ª sexta-feira do mês o terço é recitado na Igreja, sendo precedido pela Adoração ao Santíssimo). A reunião dos integrantes do movimento acontece na 2ª sexta-feira do mês, após o terço. A Celebração da Misericórdia também faz parte da programação de missas da nossa Matriz, acontecendo no 2º domingo de cada mês, às 16h, sendo precedida da Adoração ao Santíssimo e do Terço da Misericórdia, que começam antes, às 15h.