Grande Concerto de Natal será domingo na Catedral Metropolitana de Fortaleza

24

O “Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz” será realizado domingo (12), a partir das 17h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Trata-se de um evento musical e religioso com a participação de orquestra, do Coral Noite de Belém, reunindo 120 cantores dos melhores corais do Ceará e um grupo de regentes, além de atores. O concerto é grátis e a partir das 16h a banda de música da 10ª Região Militar estará recepcionando o público. O evento será transmitido pela internet, bastando acessar www.grandeconcertodenatal.com.br.


O concerto terá duas horas de duração e um repertório baseado em clássicos natalinos. A iniciativa teve sua primeira edição em 2008 e a cada ano ganha mais adeptos entre profissionais, entidades e público. A produção deste ano conta com a colaboração de 50 profissionais, entre jornalistas, publicitários, apresentadores, decoradores, produtores e técnicos de imagem e som, além de representantes de nossa sociedade.


Ao idealizar o evento há dois anos, a jornalista Leda Maria inspirou-se nos concertos de Natal que assistiu em igrejas da Europa. Diante da banalização do Natal, Leda resolveu propor o concerto “numa tentativa de valorização da arte no processo das festas natalinas, num evento que reúne religiosidade e arte musical”, diz.


A jornalista considera um momento de grande encontro de pessoas de todas as idades e classes sociais. “É aberto a todos. De onde a pessoa estiver vai ser possível assistir. Serão instalados telões dentro e fora da catedral e mesmo quem estiver fora do estado ou do País poderá acompanhar pela internet”, reforça Leda. Atores farão performance para envolver o público no clima da história do nascimento de Jesus.


Todo um esquema de segurança está sendo montado para garantir a tranquilidade do público, garante Leda. O concerto conta com o apoio e patrocínio de vários órgãos, instituições e empresas entre os quais o Governo do Estado do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Fundação Beto Studart, Marquise, Sebrae-CE, Banco do Nordeste, Transpetro, Iprede, dentre outros.