Jovens da Arquidiocese de Fortaleza embarcam para Jornada Mundial da Juventude

Nestes próximos dias com o advento da Jornada Mundial da Juventude de Madrid 2011, a Arquidiocese de Fortaleza nomeada por seu organismos e expressões eclesiais envia ao Encontro com o Papa uma representações de Juventude de sua Igreja local. Há alguns meses movidos pelo convite do Santo Padre, os Jovens se preparam espiritual e humanamente para esse encontro.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu no ano de 1985 com o anseio de João Paulo II de que os jovens do mundo todo se reunissem periodicamente em uma determinada região do Planeta para fazerem uma experiência de Encontro com Deus através de momentos de oração, fraternidade, catequeses mediadas pelos sucessores dos apostolos – os bispos , experiências com a cultura local e o encontro com o Vigário de Cristo – Santo Padre.

Para este Encontro transformador, os jovens de nossa Arquidiocese de Fortaleza , sob organização do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza – SEJAF, desempenhou diversas ações de preparo e envio de representações juvenis para Madrid 11.

Dentro do SEJAF, a pedido da CNBB que solicitou o envio de dois jovens de cada diocese para a JMJ, nossa Igreja envia com a Delegação Oficial da CNBB na Espanha, os jovens; José Nilson e Marina Vieira. Ambos menbros da Coordenação do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza. Nilson como articulador das PJ’s do SEJAF e Marina como articuladora da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição. Estes jovens foram escolhidos mediante votação extraordinária na Assembléia bimestral do SEJAF.

Dentre estes representantes, José Nilson e Marina Vieira, que irão como delegados oficiais da CNBB, temos também muitos jovens que vão como delegados de suas Expressões Eclesiais de Juventude.

Exemplificando mais alguns como;

Sara Guerra – Juventude Missionária – POM, Thiago Weyne – Ministério Jovem da RCC – Fortaleza, Darllan Pereira – Coordenador do Projeto Juventude da Comunidade Católica Shalom, Hayesca Costa – Movimento Eucarístico Jovem – MEJ e Dário Vasconcelos, Coordenador do SEJAF que foi eleito para coordenar o grupo de toda a Delegação Oficial da CNBB do Nordeste do Brasil.

O SEJAF, no último dia 30 de julho, no Colégio Salesiano Dom Bosco – Igreja da Piedade, realizou um Encontro de Envio para todos os jovens da Arquidiocese de Fortaleza. O Evento contou com a presença de mais de 60 jovens. Com missa e benção especial de envio de nosso bispo referencial para Juventude do Nordeste 1, Dom José Luiz, tivemos uma tarde de domingo de muita comunhão, oração, partilha e tira dúvidas sobre as JMJ’s.

A Igreja de Fortaleza com suas representações oficiais de seus líderes juvenis; no rosto de cada jovem que irá para Madrid em 2011, tem o seu encontro pessoal com Bento XVI e faz comunhão com Jesus Cristo através do ser Igreja.

Veja o vídeo