Ministério de Música Corações em Deus lançará seu primeiro CD neste sábado (18), às 19h30

59

Confira a entrevista com o Ministério de Música Corações em Deus, que lançará seu primeiro CD neste sábado (18/2), às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Venda de ingressos na Secretaria e no local do evento.




Entrevista: “Somos um: um convite à unidade”


Quem frequenta as missas das 20h dos domingos na paróquia Nossa Senhora da Glória já se conhece bem as músicas do Ministério Corações em Deus. O ministério, anteriormente denominado banda, já existe na paróquia há mais de 10 anos, anima a missa aos domingos, os eventos da juventude, a festa da padroeira e outros eventos.


Agora o ministério se prepara para apresentar a comunidade o seu primeiro álbum “Somos um” em um show de lançamento que vai acontecer no centro pastoral da paróquia no dia 18 de fevereiro as 19h30. O Mensageiro conversou com integrantes do Ministério Corações em Deus para saber um pouco mais sobre o CD.

Esse é o primeiro CD gravado pelo ministério. Como foi a preparação para a gravação do álbum?


Toin: A preparação teve início primeiro nos nossos corações, onde Deus suscitou o desejo de partilharmos mais ainda dos dons que Ele nos concedeu e de darmos passos mais largos na nossa caminhada. Com isso fomos buscar profissionais que tivessem experiência para colocar o projeto em prática. Iniciamos os trabalhos por volta de setembro de 2015 com nosso produtor Sergio Medeiros. Apresentamos nossas músicas e num diálogo contínuo com ele, fomos definindo um estilo próprio e novo para nós, na busca de algo que nos identificasse e que também alcançasse o público. Um trabalho que durou cerca de seis meses. A partir disso, ele foi apresentando para nós os arranjos das canções e ficamos muito felizes com o que estava sendo produzido, pois era algo muito belo. Em agosto de 2016 iniciamos a gravação vocal no estúdio. Em paralelo a tudo isso, fomos discernindo o nome do CD, definindo a parte gráfica e tantos outros pontos que envolvem esse complexo processo de produção de um CD.


Isabelle: Há muitos anos, nós do Ministério Corações em Deus, sonhávamos com a gravação deste CD. Já tínhamos algumas músicas autorais que marcaram diferentes épocas da nossa caminhada e sentíamos a necessidade de compartilhá-las. Começamos, então, a unir forças para tornar este sonho realidade e, aos poucos, Deus foi colocando uma série de eventos pelos quais buscaríamos, financeiramente, os meios para a produção do CD. Sem dúvidas, durante toda a preparação, sentimos o carinho e cuidado de Deus com este projeto, colocando em nosso caminho pessoas que tão bem nos orientaram e abraçaram este sonho junto conosco. Foi um processo longo onde muitas vezes fomos tentados a desistir por nos sentir incapazes, mas, com a certeza de que o melhor ainda estava por vir, permanecemos confiando no auxilio de Deus e ofertando nossa vontade de servi-lo.

De onde surgiu a ideia do nome do CD?


Marcos Felipe: O nome do cd “Somos Um” surgiu a partir da oração e da partilha entre integrantes do ministério. Inspirados pelo Salmo 62,9, Atos 4,32 e Fil 2, 2,-4, que nos convidam à unidade, a nos espelhar na Santíssima Trindade, construindo um mundo de paz, amor e fraternidade. Deus nos revelou essa súplica; seu coração é desejoso da união entre todos, na diversidade. Muitas vezes somos levados a pensar que nosso serviço pra Deus é algo que expressa amor maior que o amor que Ele tem por nós. Mas, entendemos que o CD não é um presente nosso para Deus. A perspectiva é outra: é um presente de Deus para nós; mais uma demonstração de amor e misericórdia para conosco. Deus nos convida a sermos um com Ele, com a Igreja, com a comunidade, dentro do nosso ministério. Deus confia em nós e nos afirma: Somos Um. Ele está conosco, nos ama e se alegra com nossa disposição a esse convite.

O ministério tem músicas autorais e elas já são conhecidas pelos paroquianos. Como se deu o processo de escolha das músicas que entrariam no disco?


Timbó: A princípio pensávamos que as nossas composições eram suficientes para compor o disco. Quando apresentamos as músicas ao nosso produtor, ele nos orientou em relação ao estilo do CD e percebemos que algumas músicas não se encaixariam na nossa proposta de um CD de rock católico. A partir de então, buscamos compor novas canções para entrarem no disco, de tal forma que todo o trabalho seguisse um estilo uniforme. Com isso, escolhemos músicas já conhecidas da comunidade, como por exemplo, “Vou de boa” (que ganhou um novo arranjo), e ao mesmo tempo adicionamos novas composições para tornar o disco bem completo.

O que as pessoas vão encontrar ao escutar as músicas?


Toin: O CD é composto por 13 músicas autorais de diversos membros do ministério o que já revela uma das belezas desse trabalho, que é a graça de Deus agindo em pessoas diferentes, refletindo a unidade do nome do CD também. O público vai encontrar músicas bem intimistas, músicas de louvor, de clamor ao Espírito Santo, de adoração, músicas mariana, que despertam uma grande alegria e uma profunda intimidade com o amor de Deus. Todas num arranjo bem atual dentro da fonografia católica. Além disso, o CD tem duas faixas de músicas litúrgicas – exultemos de alegria (canto de entrada) e confesso a Deus (ato penitencial) – mostrando a raiz do nosso ministério, que serve na Santa Eucaristia desde o seu início.

O ministério está preparando um show de lançamento do CD para o dia 18/02. O que o público pode esperar do show?


Paulo Robson: Assim como o CD, este show também está sendo muito esperado por nós do Ministério Corações em Deus. A preparação vai além da parte técnica e estrutural. Temos a consciência de que tudo que Deus tem concedido ao nosso ministério é fruto de sua misericórdia. Por isso estamos preparando este show com bastante zelo, principalmente para o público, tem sido nossa forma de retribuir tamanho amor.


Prometemos muita alegria e amor em todos os momentos do show através das músicas, danças e principalmente pela oração.


Convidamos todos os paroquianos e cristãos da nossa cidade a rezar conosco nesta noite que promete ser de muita graça e louvor. Essa apresentação contará com uma estrutura de som, palco e iluminação digna de um grande show de louvor. Realizar este show em nossa paróquia é uma demonstração de grande carinho e consideração pela nossa Igreja.