Missa solene em recepção ao Olho do Pai acontece hoje

Nesta quinta-feira, dia 08/12, chega a Fortaleza, vinda de Salvador, a imagem do Olho do Pai, a qual esta peregrinando pelos estados brasileiros onde está instalado o Movimento da Mãe Rainha e Vencedora Tres Vezes Admirável de Schoenstatt. A imagem chega no aeroporto às 13 hs e segue em carreata para a Paróquia Nossa Senhora da Gória, onde acontece missa às 15h celebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Rosalvo, e co-concelebrada pelos Pe. Francisco e Pe. Josieldo.

A imagem se desloca ainda para visita a três familias da comunidade. Ela continuará em peregrinação a outras familias de outros bairros e no Domingo acontece grande reunião na quadra de esporte da Faculdade Marista (Colégio Cearense), das 8h às 13h , com palestra e santa missa celebrada pelo Pe. Sales e concelebrada por Pe Pedro Cabello, do Movimento da Mãe Rainha.

Um pouco da história: Nos primeiros séculos do cristianismo, a arte cristã não se preocupou em representar Deus. As pinturas, ícones ou esculturas diziam respeito a Jesus Cristo, a Nossa Senhora e aos Santos. A partir da Idade Média, aparecem as primeiras representações, salientando Deus criador, envolto em nuvens, em grande majestade e poder, tendo a mão direita estendida e o dedo anular apontando o universo.

Nos séculos XVIII e XIX a arte cristã começa a representar o olho como símbolo de Deus, nas igrejas e capelas. O olho de Deus era associado a um triangulo simbolizando a Santíssima Trindade. Os ângulos iguais do triângulo servem muito bem para representar o mistério de Deus uno e trino. Um só Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Enquanto a arte fala do olho de Deus nós acentuamos que este é um olho do Pai. Esta é a missão do nosso Pai e Fundador e todos nós participamos da missão de anunciar a imagem de Deus ao mundo, como Pai. O olho de Deus não é um olho de um juiz severo, mas o olho de um Pai. O olhar complacente que repousa sobre seu Filho amado, como os apóstolos vivenciam no Tabor.