Oficina de Oração: Aprender a orar para aprender a viver

No dia 22 de agosto a Paróquia da Glória iniciará mais uma Oficina de Oração e Vida. Conheça um pouco mais sobre a riqueza deste serviço ofertado para nossa comunidade.

As Oficinas de Oração e Vida consistem em um serviço para aprender e se aprofundar na arte de orar. Este aprendizado tem um caráter eminentemente experimental, como em uma oficina. Aprende-se a entrar na relação pessoal com o Senhor, com várias modalidades de oração, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.

Por meio de um complexo entrelaçamento de meditação sobre a Palavra, oração intensiva, reflexão comunitária e exercícios direcionados, o oficinista vai superando passo a passo o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas… A partir de uma intensa contemplação da figura de Jesus Cristo, a Oficina lança o cristão num processo cristificante, para ser cada vez mais parecido com Jesus: paciente e humilde, sensível e misericordioso, despreocupado de si e preocupado com os outros… perguntando-se a cada passo: o que faria Jesus em meu lugar?

A Oficina compromete o assistente em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os outros. Em cada sessão há duas linhas fundamentais: uma descendente – Deus fala ao homem – e outra ascendente – o homem fala (responde) a Deus.

É um serviço eminentemente laical. Os componentes das equipes diretivas e os guias, em sua maioria, são leigos.

.: Fundação: Frei Ignácio Larrañaga – conhecido como o “Profeta da Oração” – fundou as Oficinas de Oração e Vida em 1984, tendo a aprovação da Santa Sé. O serviço já foi difundido em mais de quarenta países. Autor de vários livros, há mais de 35 anos Frei Ignácio percorre o Mundo evangelizando e animando comunidades. Entre as suas obras, destacam-se: Mostra-me o teu rosto, O silêncio de Maria, Irmão de Assis, Sofrimento e paz, O pobre de Nazaré, O casamento feliz, entre outros.

.: Uma nova evangelização: Arinete Coelho, que coordena as Oficinas de Oração e Vida na Paróquia da Glória, conta que o serviço é ofertado à nossa comunidade há dez anos. “As Oficinas são abertas a todos, inclusive pessoas de outras religiões”, destaca ela.

A Oficina consta de 15 sessões semanais, cada com duas horas de duração. Em nossa Paróquia, são ministradas duas Oficinas por ano. A próxima terá início no dia 22 de agosto e as inscrições já podem ser feitas na Secretaria. Também estão previstas, para este semestre, curso para casais, com seis sessões, e cursos bíblicos para crianças e jovens. Para obter mais informações, entrar em contato com Arinete através do telefone 3279.2860.

Após a conclusão da Oficina, os interessados em ser Guias devem frequentar a Escola de Formação por dois anos. “Para orar é preciso perseverança, fidelidade”, ressalta Arinete. “Muitas vezes nós não sabemos orar, e eu vejo as Oficinas de Oração como uma grande oportunidade de transformação interior”, conclui.