“Para Jesus, Maria é mãe na fé porque construiu sua vida em Deus”, destaca Pe. Helano

51

No penúltimo dia da Festa da Padroeira 2023, dia 14 de agosto, a comunidade celebrou a vigília da Assunção de Nossa Senhora. A santa missa foi presidida pelo pároco, Pe. Helano Samy, diante de um contratempo que impediu o comparecimento do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio.

Nas intenções apresentadas, já em preparação para o enceramento dos festejos, Pe. Helano entregou todos os esforços e todas as pessoas que serviram durante a festa – e que continuarão servindo até o último dia. “Entregamos, ainda, todo o crescimento espiritual que o Senhor desejou colher através desta santa festa”, completou.

Em sua homilia, Pe. Helano destacou que, naquele último dia de novena, a festa de Nossa Senhora da Glória começava a acontecer. “Precisamos nos preparara para ela, com a roupa espiritual adequada”, sublinhou. “A festa de Nossa Senhora da Glória une duas honras de Maria: ela foi concebida sem pecado e foi coroada no céu. É por isso que Maria é chamada de Arca da Aliança, feita de acácia, a madeira mais resistente, e coberta de ouro, que é o sinal da glória de Deus. Ela não é deusa, visto que é criatura humana, mas é coberta de Deus”, disse.

Construir a vida em Deus

No evangelho (Lc 8, 19-21), Jesus aponta que sua mãe e seus irmãos “são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Ouvir – segundo destacou o pároco – é escutar o que o Senhor diz e guardar sua Palavra no coração; é acolher a verdade de Deus. “Diante d’Ele, é preciso obediência”, apontou. Pôr em prática, por sua vez, significa construir sua vida no que o Senhor diz.

“Neste evangelho, Jesus diz que Maria é sua mãe não apenas de sangue; ela é também sua mãe na fé. Antes de gerar o Filho de Deus em seu ventre, Maria já havia construído sua vida em Deus”, enfatizou Pe. Helano. “Vamos pedir essa graça também”, concluiu.

Tempo de muitas graças

Adriana Silva é paroquiana há sete anos. Já morou no bairro Cajazeiras, Messejana e, agora, Cidade dos Funcionários. Indagada sobre os momentos mais marcantes da Festa da Padroeira, Adriana ficou sem palavras. “A Festa da Padroeira está maravilhosa, não tem como não se entregar. Nossa Senhora da Glória é a nossa guia. É até difícil destacar algo, pois cada dia traz grandes ensinamentos; para mim, todos os momentos são especiais”, afirmou. A paroquiana estava acompanhada de sua mãe, D. Maria, que veio à missa para agradecer tantas graças por meio da intercessão de Nossa Senhora”.

Show com Waldonys

A grande atração da noite foi o cantor Waldonys, cuja participação já virou tradição nos festejos de nossa Padroeira. Sua performance colocou toda a comunidade para dançar ao som do forró da melhor qualidade. O show, em homenagem aos pais, ficou ainda mais emocionante com a participação do pai e do filho de Waldonys, tonando o momento memorável.