Paróquia da Glória promove ação social no próximo sábado, 29 de julho

A Ação Social 2023 será no Centro Pastoral Padre Alberto Castelo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, a partir das 8 horas deste sábado, 29 de julho. A iniciativa é parte dos preparativos para a Festa da Padroeira. Neste ano, o casal Patrícia Thomaz e Raphael Felipe coordenam a ação.

Entre os serviços comunitários gratuitos estão corte de cabelo, fisioterapia, treino funcional, cadastro de doadores de medula óssea, emissão de documentos e  atendimentos jurídico, médico e odontológico.

A orientação jurídica contempla todas as áreas. Já o  caminhão do cidadão fará 60 atendimentos, das 9 às 16 horas, por triagem e entrega de senha. Podem ser solicitados e obtidos na mesma hora, Atestado de Antecedentes Criminais, CPF (1a via do Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Trabalho Digital e declaração do NIS (Número de Identificação Social).

O RG (Registro Geral) é o único documento a ser entregue após os 30 dias úteis da solicitação.

Quanto à saúde, os  serviços serão prestados pelas equipes da ExtraFarma, do Hospital São Camilo e Clínica Sim.

Haverá sessões fisioterápicas promovidas por voluntários da Universidade de Fortaleza.

As  consultas médicas e odontológicas contam com membros de movimentos pastorais, os quais são profissionais, que neste momento, atuam de forma voluntária.

Os primeiros atendimentos na optometria resultam na doação de óculos. A atividade funcional está programada para crianças e adultos.

Entre as ações odontológicas estão previstas a instrução de higiene oral, escovação supervisionada e aplicação de flúor, bem como a busca de lesões bucais para possível encaminhamento.

O exame clínico engloba a orientação sobre a situação do paciente, a prescrição de medicamentos e os  procedimentos a serem realizados. Inclui desde o encaminhamento para unidades especializadas à solicitação de exames de imagem.

Desta vez, o Hemoce fará  somente o cadastro de doadores de medula óssea, no horário de 8h ao meio-dia.

Uma equipe do SINE/IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho/Sistema Nacional de Emprego) fará a orientações trabalhistas. A outra, de Recursos Humanos, a análise curricular, seguida da orientação para entrevistas.

Toda a comunidade está convidada a participar.

Local:
Centro Pastoral Pe. Alberto Castelo