Paróquia ganha novo vigário

Habemus Vicarius

Padre Luiz de Gonzaga Furtado Neto é o novo vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória e já pode ser encontrado por lá, inclusive celebrando missas. À primeira vista pode-se achar que nem seja cearense, diante de sua altura e pele muito branca. Mas, nada como uma entrevista para saber que sua família é originária da cidade de Ipú, Noroeste do Estado.

Em seu histórico pastoral, no site da Arquidiocese de Fortaleza, pode-se saber que padre Luiz Furtado foi ordenado no dia 22 de dezembro de 1981. Foi vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Conjunto Jeressati, em Maracanaú e da paroquial de São José, também em Maracanaú, além de pároco de Nossa Senhora das Graças, no Parque Potira, em Caucaia e do Divino Espírito Santo, no bairro Cidade 2000, em Fortaleza. Atualmente estava sem paróquia.

Apaixonado pela fotografia desde sua adolescência – “Conheço mais fotografia que muito fotógrafo de casamento!” –, nosso novo vigário é bem humorado, mora com a mãe, de quem cuida, e diz não ter nenhum santo de devoção – “Sou devoto de todos!” De pronto aceitou o convite para uma entrevista com a Pascom, a Pastoral da Comunicação, que poderá ser acompanhada, na íntegra, na próxima edição do MensageiroCast, o podcast da nossa Paróquia.

Durante a conversa, padre Furtado passeou tranquilamente por assuntos como a presença dos leigos nas pastorais, a missão de santidade a que todos somos chamados, sua relação ainda distante com a internet e mídias sociais – “Eu sou meio relaxado com isso, confesso… Preciso melhorar” – e sobre sua experiência nos Estados Unidos, à frente de comunidades luso-brasileiras, na diocese da Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Falou, é claro, sobre os grandes desafios de chegar a uma nova paróquia, onde as coisas já estão estruturadas. “Mas tudo pode melhorar, não é?”, conforme apontou.

É verdade, padre, tudo pode melhorar.

Para conhecer melhor padre Luiz Furtado e saber mais sobre sua missão como vigário, tendo padre Francisco como pároco, acompanhe a próxima edição do MensageiroCast. Acesse nosso site, aproveite para escutar todos os episódios do podcast e ajude a compartilhá-los com seus familiares e amigos.