Pe. Antônio Furtado exorta comunidade a ver a beleza e seriedade da Eucaristia

7

Pe. Antônio Furtado, missionário da comunidade católica Shalom, presidiu a santa missa no 10º dia da Festa da Padroeira 2024, na noite de 10 de agosto. Prestes a completar 20 anos de ordenação, em dezembro próximo, o sacerdote dirige a Rede Shalom de Rádio, onde evangeliza como locutor desde 2004. É conhecido, ainda, por propagar a devoção à Divina Misericórdia e aos Santos Arcanjos.

Ao receber a imagem de Nossa Senhora da Glória, que adentrava a porta central sob pétalas de rosas, Pe. Antonio agradeceu a Deus por termos uma Mãe no céu. Ele convidou a comunidade a louvar Maria por meio das canções “Quem é esta que avança como Aurora” e “Maria de Nazaré”. Dirigindo-se a Nossa Senhora, rezou: “Mãe, eu te recebo; recebe-me em teus braços”.

Em sua homilia, o sacerdote refletiu sobre a situação do profeta Elias (1Rs 19,4-8) que, após um grande embate, se viu exausto e cercado de medo e tristeza. “No deserto, ele queria morrer. Mas com o alimento dado por Deus, ele se reergueu e conseguiu o que não poderia fazer com as próprias forças: caminhar 40 dias e 40 noites rumo ao monte santo”, disse.

Segundo destacou Pe. Antônio Furtado, esse monte santo para o qual todos nos dirigimos é o céu. E para caminharmos pela vida com a fé e força necessárias, o Senhor nos convida a alimentarmo-nos com o Pão que vem do céu: a Eucaristia.

O sacerdote lembrou que, nas primeiras comunidades cristãs, a eucaristia era chamada de “viático”, ou seja, o alimento de quem vai viajar. “A nossa viagem é rumo à eternidade”, sublinhou.

Pe. Antônio evidenciou, ainda, que Eucaristia é coisa séria. “Ninguém deve entrar na fila da comunhão em pecado mortal”, exortou. “Ao comungarmos em estado de graça, devemos agradecer tamanho amor!”, disse, lembrando que a maior graça é viver o momento da pós-comunhão com muita devoção.

Sobre os efeitos da eucaristia, o missionário destacou vários: “Ela nos fortalece, afasta a debilidade; livra-nos dos pecados veniais, preserva-nos dos pecados mortais. O alimento material renova as forças, mas a comunhão frequente torna a vida espiritual exuberante”, ressaltou.

A santa comunhão nos convida, ainda, a nos tornarmos cada vez mais parecidos com Jesus, na obediência ao Pai e no amor aos mandamentos. “Que possamos transfigurarmo-nos naquele que recebemos”, concluiu o sacerdote da Comunidade de Vida Shalom.

Pastor segundo o coração de Deus

Ao final da santa missa, antes da bênção final, Pe. Antônio Furtado enalteceu o zelo do pároco, Pe. Helano Samy, para com o altar e os festejos. “Quando eu venho celebrar, eu gosto de observar o modo como as pessoas rezam, o cuidado com a Liturgia – tudo isso indica onde está o coração do padre. Quando o coração do padre está no altar, tudo transparece”, disse, parabenizando Pe. Helano. Ele convidou toda a comunidade a rezar pelo pároco e por todos os sacerdotes. “Graças a Deus a Paróquia da Glória tem um pastor segundo o coração de Deus e da Mãe”, disse.

Shows animam a comunidade

Após a celebração eucarística, os fiéis que adquiriram ingressos puderam curtir dois shows na mesma noite: o primeiro, com a Ir. Kelly Patrícia, e o segundo, com a cantora Adriana Arydes. Foram momentos de muito louvor e espiritualidade, quando a comunidade cantou grandes sucessos católicos.

Apenas três noites da festa social necessitam de ingressos. Para os demais dias, o acesso ao centro pastoral e atrações musicais é gratuito.

Galeria de fotos

Transmissão da santa missa