Pe. Vanderlúcio Souza ressalta o dogma da Imaculada Conceição como caminho para chegar a Jesus

15

A festa em honra a Nossa Senhora da Glória chegou ao 9º dia nesta sexta-feira (9/8). A Santa Missa foi presidida pelo padre Vanderlúcio Souza, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Fortaleza e vigário da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge da capital cearense.

Durante a celebração, a imagem da mãe da Glória foi conduzida, sob pétalas de rosas, ao presbitério. No altar, esperavam Nossa Senhora o presidente da celebração, os diáconos permanentes Eufran de Menezes e José Gilson, além dos seminaristas Pedro Caian e Giovani.

Quanto ao tema discernido pelo pároco, o padre Helano Samy, para a festa de 2024, “Sobre mim não triunfou o inimigo”, o Pe. Vanderlúcio ressaltou a certeza de Maria, como refúgio seguro e o caminho certo para chegar a Jesus. Em referência ao dogma da Imaculada Conceição, o sacerdote destacou a concepção da mãe de Deus, sem o pecado original. “Ela sempre nos falará ‘fazei tudo o que Ele vos disser’ ”, afirmou, recordando a festa em Caná da Galiléia, narrada por São João (2,1–11). No episódio, a água transformada em vinho foi o sinal da glória do filho de Deus. “Se a gente fizer isso (formos obedientes ao Senhor), o mal não triunfará sobre nós, pecadores em combate espiritual”.

Após os aplausos ao Evangelho do dia (Mt 16,24-28), proclamado pelo diácono permanente José Gilson, Pe. Vanderlúcio destacou a festa da Padroeira como um grande retiro comunitário para renovar a proximidade com o filho de Deus. “Como esta luminária é a portadora da luz, somos portadores de Cristo, quando nos tornamos discípulos dEle”.

Sobre a procissão que deve tomar as ruas do bairro Cidade dos Funcionários, onde está localizada a Matriz de N Sra da Glória, no dia 15 de agosto, o sacerdote concluiu, “quando nos unimos a Deus com o coração, caminhamos como Igreja. As Sagradas Escrituras falam muito do povo rumo à terra prometida. A nossa vida é uma peregrinação, comparada com essa jornada. Jesus nos convida. Ele é a meta. Participe! Caminhe com a Paróquia Nossa Senhora da Glória.”

Após a festa litúrgica, a programação social ficou por conta do grupo musical Pagode Pedra 90, no Centro Pastoral Padre Alberto Castelo, ao lado da Matriz. Na oportunidade, o Padre José Carlos, da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, dançou e cantou com os músicos convidados. O sacerdote reforçou a descontração e o bom humor do lazer destinado a recepcionar as famílias em uma santa confraternização.

Por Mara Rebouças (jornalista, integrante da Pascom)

Galeria de fotos

Transmissão da santa missa ao vivo