Últimos dias de inscrição para o catecumenato de adultos

A Catequese de Adultos informa que estão abertas até a segunda-feira (31/07) as inscrições para a nova turma de catecumenato. Essa modalidade de Catequese é dirigida aos maiores de 14 anos que por algum motivo são ainda pagãos, ou seja, não inseridos na comunidade. Essa inserção acontece através do sacramento do Batismo.

Esta turma terá encontros semanais, sempre aos sábados, das 17h às 18h30, na sala 11 do Centro de Pastoral Padre José Alberto Castelo. A caminhada catequética iniciará em 19 de agosto, logo após o término da Festa da Padroeira 2023, e findará nas vésperas da Solenidade de Cristo, Rei do Universo, celebrada neste ano em 25 de novembro.

As inscrições estão sendo acolhidas através de formulário eletrônico disponível no seguinte link:

Lembrando que os inscritos serão batizados às 9h e receberão o sacramento da Eucaristia na Missa de 18h30.

Quaisquer dúvidas podem ser tiradas com a coordenadora da Catequese de Adultos, Fátima Cavalcante, pelo telefone 85 99975.7507, ou pelo e-mail secretaria@paroquiagloria.org.br.

A coordenadora solicita apoio dos paroquianos para divulgar a abertura de inscrições, pois sabe-se que há muitas pessoas ainda não batizadas.

O que é o catecumenato?

O catecumenato é uma modalidade de catequese bem antiga. Os primeiros cristãos, logo após a ressurreição de Cristo, eram iniciados na fé apenas quando adultos e, depois de uma longa caminhada de preparação, recebiam os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Crisma. O processo durava cerca de três anos e era realizado entre catequeses à luz da Palavra de Deus, celebrações e orações comunitárias.

Durante o período de preparação, os catecúmenos, assim chamados os não-batizados que caminham na Iniciação da Fé, recebiam os ensinamentos basilares de uma vida em comunhão com o Cristo Ressuscitado.

Essa metodologia de Catequese ficou adormecida por muitos anos na Igreja Católica, sendo retomada em meados do século XX, sobretudo após os o Concílio Vaticano II, que presenteou os catequistas com a publicação do Ritual de Iniciação à Vida Cristã de Adultos (RICA), documento que aponta caminhos para uma Catequese feita em tempos e etapas intercaladas por Celebrações comunitárias, entregas de símbolos e exorcismos, visando purificar cada vez mais aquele que deseja ser iniciado na fé.

Aqui no Brasil, essa forma de fazer catequese chegou até nós principalmente pelas Conferências Episcopais Latino-Americanas de Medelin (1968) e Puebla (1979). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua comissão para a Animação-Bíblica, impulsiona e estuda até hoje essa metodologia e orienta os catequistas a desenvolverem um processo catequético gradual, tendo a Palavra de Deus como centro do processo de conhecimento da pessoa de Jesus Cristo.