Você está pronto para a maratona da JMJ?

1

Diego Ciarrocchi, 30 anos, triatleta Iron Man, dá conselhos para enfrentar a Jornada


A caminhada para a vigília é um dos maiores desafios de uma JMJ. No Rio, serão de 6 a 13 km. Em Madri, foram de 2 a 4, mas em Colônia (foto), foram cerca de 20km.


Caminhadas todos os dias, curtas ou longas. Do local da hospedagem até o ponto de ônibus. Da parada do coletivo até o local da catequese. À tarde, caminhada para os atos culturais e à noite, andar até os atos centrais, e ficar um tempo em pé. E depois, voltar para casa. No dia da vigília, de 5 a 13 quilômetros de caminhada, dependendo do local onde se desce. Muita canseira? Pode ser, mas vale a pena, não é? Afinal, porque é que você acha que o evento se chama “Jornada”? É uma peregrinação, um itinerário de fé. Para estar lá, é preciso estar preparado de alma – e corpo.


O que você está fazendo para se preparar? Os jovens de Goiânia vão enfrentar, logo na Semana Missionária, um belo desafio: vão cobrir a pé os 18 quilômetros que separam a capital goiana da cidade de Trindade, onde fica o Santuário do Divino Pai Eterno. De uma só vez, preparação física e espiritual. Integrante de um dos grupos de peregrinos locais, a jovem Paula Fernandes confia tabém nas forças que vêm do alto:


– O nosso preparo físico terá o amparo de Deus – afirma.


Para a jovem Jéssica Lima, de Teresina, as intensas atividades de preparação da Semana Missionária, de arrecadação de recursos para a viagem até o Rio de Janeiro e as missões desenvolvidas junto pela Juventude Franciscana, de que faz parte, já ajudam a deixar os peregrinos de seu grupo prontos para o que der e vier.  O jovem Renato Queiroz, de Fortaleza, não tem medo do cansaço:


– Acho que, em relação a correria do dia a dia, será fácil vencer o cansaço, pois o amor de Deus nos sustenta – confia ele.


Mas se você ainda não começou a se preparar fisicamente para a Jornada, ainda há tempo. E nada melhor do que fazer isso com as dicas de quem entende. O jovem Diego Ciarrocchi, de 30 anos, é triatleta Iron Man. Também foi um dos organizadores nacionais do projeto Bote Fé na Vida. Confira a seguir as dicas dele e comece já a se preparar!


________________________________


Você está se preparando para a JMJ? E fisicamente?


É isso mesmo, chegou a hora de treinar, pois na hora que a Jornada Mundial da Juventude começar, a única coisa que você pode fazer é estar preparado!


Parece brincadeira, mas aguentar a Semana Missionária e a JMJ requer um condicionamento físico de atleta, já pensou nisso? Então porque não aproveitar que ainda falta um mês e preparar também o corpo para esse grande evento em nossas vidas?


Listei alguns pontos importantes que com certeza te ajudarão durante a JMJ.


Treinos:


Quando foi a última vez que você caminhou 13km? Não se lembra? Então se prepare, essa é a distância aproximada para chegar até a Campus Fidei, local onde ocorrerá a Vigília.


– Durante este mês, procure fazer algumas caminhadas leves. Comece com 15 minutos e vá aumentando gradativamente ao longo dos dias, sempre respeitando o intervalo de um dia de descanso entre os treinos. Tente caminhar até mais de uma hora, e se tiver fôlego, intercale com uma corridinha leve.


– Na semana anterior à JMJ, diminua os treinos, afinal, é a hora de descansar. Nosso corpo tem a capacidade de acumular energia, portanto DESCANSE, durma e comece a se hidratar bastante.


– Demora-se em média 2 horas e meia para caminhar 13 quilômetros. É bastante tempo caminhando. Durante o percurso, pare alguns minutos, faça alongamentos, controle sua respiração e, principalmente, hidrate-se.


Roupas:


– Procure usar roupas leves e confortáveis; os tecidos esportivos ajudam também a liberar o suor.


– Leve somente o necessário. Quanto mais peso, mais esforço.


– Fuja de sapatos. Procure um tênis confortável, de preferência com algum amortecimento – ele te ajudará a ir para todos os lugares! Mas cuidado, não estreie seu tênis na JMJ, comece usando uns 15 dias antes para seu pé ir moldando o tênis e assim evitar bolhas.


Hidratação e Alimentação:


– Essa é a parte essencial: nosso corpo é água, então, hidrate-se sempre! Não é a toa que no seu kit peregrino você recebe um squeeze (garrafinha): beba muita água, pode ter certeza que ela te manterá ativo!


– Leve sempre consigo algum alimento prático, e não fique mais de 3 horas sem se alimentar. Dê preferência aos carboidratos de rápida absorção, ou seja, aos alimentos que te darão a energia necessária, como algumas frutas, bolachas salgadas, batatas (sem ser fritas), rapadura, barras de cereais, etc.


– Pense até em levar sempre alguma bebida isotônica. Também existem alguns suplementos esportivos como gel de carboidrato que são fáceis de levar e não deixam a gente na mão. Você encontra em supermercados ou em lojas de suplementos alimentares.


Enfim, CUIDE DO SEU CORPO, VOCÊ MORA NELE. Descanse sempre que puder na JMJ – a alegria é muita, mas guarde-se para todos os momentos inesquecíveis que viverá. E quando seu corpo pedir pra parar e seu coração pedir pra você ir, quando o cansaço bater de verdade, além de lembrar desse artigo, lembre-se de tudo que você viveu, sofreu, economizou e lutou para estar ali, lembre de cada pessoa que você leva em seu coração. Aí, pode ter certeza, valerá a pena,  a preocupação não será o corpo, pois a mente e o seu coração farão o seu corpo se mover para viver uma experiência única em sua vida, e você se lembrará que a dor é passageira, mas a alegria será pra sempre!


Nos vemos nas caminhadas da JMJ! Esteja pronto!


Diego Ciarrocchi


Triatleta Ironman, católico e organizador do Projeto Bote Fé na Vida

Fonte: Jovens conectados