Igreja celebra São José, intercessor de todas as famílias cristãs

Homem justo, temente a Deus e protetor valioso do Menino Jesus e de sua mãe, Maria. É assim que a Palavra de Deus nos apresenta São José nas poucas citações que lhe fazem referência. Assim, o pai adotivo de Jesus participa do projeto da Salvação com seu modo discreto, quase anônimo, e com poucas palavras. Na Igreja, o culto a São José costuma ser chamado de suma dulia ou protodulia, ou seja, dentre todos os santos e santas, ele é o primeiro a merecer deferência, depois da grande veneração à Mãe de Deus, Maria Santíssima.

O Papa Francisco – devoto ardoroso de São José – decretou que de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 é o Ano de São José. Além das indulgências deste tempo santo, somos convidados a conhecer mais e melhor o pai adotivo de Jesus.

São José é o chefe da Sagrada Família e intercessor de todas as famílias cristãs; é o Patrono dos operários e trabalhadores, é o Patrono Universal da Igreja e protetor do Corpo Místico de Cristo; Padroeiro da boa morte e das almas atribuladas.

Glorioso São José, rogai por nós!