Ação solidária: Paróquia da Glória lança campanha para coleta de sangue no dia 5 de dezembro

A Paróquia Nossa Senhora da Glória realizará uma manhã de Ação Solidária no dia 05 de dezembro, domingo, das 8h às 12h. Na ocasião, haverá coleta de sangue pelo Hemoce e cadastramento de doadores de medula óssea. O objetivo da campanha é convidar os paroquianos a abraçarem este gesto concreto de solidariedade, ajudando a salvar vidas.

O sangue doado no Hemoce garante atendimento em cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará. Assim, a adesão da população cearense às campanhas de coleta é essencial, já que o sangue não tem nenhum substituto. A única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.

Já o cadastro para doação de medula óssea é fundamental no processo de cura de pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

• Para doar sangue é preciso:

– Estar saudável
– Estar bem alimentado
– Pesar acima de 50kg
– Ter entre 16 e 69 anos
– Apresentar documento oficial com foto

Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível aqui. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29dias.

• Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 35 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml).

Saiba mais: https://www.hemoce.ce.gov.br/doacao-de-medula-ossea/