Caminhada com Maria ? 10 anos: Com Maria no Caminho da Fé

73

* Por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques

Iniciávamos em 2003, por ocasião da festa de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, e nas comemorações dos 150 anos da Diocese de Fortaleza, a CAMINHADA COM MARIA.


Neste ano estaremos realizando no dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, pela décima vez esta manifestação de religiosidade e fé do Povo de Deus em nossa cidade e arquidiocese de Fortaleza. À proposta inicial a resposta foi muito acima da esperada, a todos nos surpreendendo. E a cada ano nos surpreende mais o crescimento do número de fiéis que se unem nesta caminhada de fé em homenagem à Mãe de Jesus e nossa Mãe, Mãe da Igreja e Padroeira de nossa Cidade de Fortaleza.


Por que caminhamos com Maria? Esta pergunta não pode deixar de nos desafiar, quando mais de um milhão de pessoas expressam sua devoção!


Como aconteceu em sua vida terrena, a mãe de Jesus de Nazaré viveu toda voltada para seu filho, o Filho de Deus encarnado, o Cristo Senhor. Toda de Jesus, Maria é em si mesma um chamado e um testemunho: VIVER PARA JESUS, O CRISTO SALVADOR.


Todos os anos o tema da Caminhada tem nos colocado nesta dimensão de seguimento de Cristo:


2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II


2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.


2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II


2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.


2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.


2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.


2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.


2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.


2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus – a Palavra de Deus – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.


Neste ano 2012, a Caminhada com Maria completa seus 10 anos de existência e já é consolidada manifestação de fé e amor do povo católico para com sua Mãe e Rainha.

Como ocorreu nos demais anos anteriores, esta Caminhada com Maria estará em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013. Com Maria no Caminho da Fé será o tema da Caminhada com Maria 2012.


No momento em que estaremos comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II com uma re-proposta do mesmo através do Sínodo dos Bispos para a nova evangelização.


Já o mesmo Concílio Vaticano II propunha, em sua CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA, no capítulo final (VIII): “A Igreja Virgem e Mãe 64. A Igreja, contemplando a santidade misteriosa de Maria, imitando a sua caridade, e cumprindo fielmente a vontade do Pai, pela palavra de Deus fielmente recebida, torna-se também ela mãe, pois pela pregação e pelo batismo gera, para uma vida nova e imortal, os filhos concebidos do Espírito Santo e nascidos de Deus. Ela é também a virgem, que guarda íntegra e pura a fé jurada ao Esposo, e, à imitação da Mãe do seu Senhor, pela graça do Espírito Santo, conserva virginalmente íntegra a fé, sólida a esperança, sincera a caridade.20


A virtude de Maria que a Igreja deve imitar 65. Enquanto a Igreja já alcançou na bem-aventurada Virgem essa perfeição que faz que ela se apresente sem mancha nem ruga (cf. Ef 5,27), os fiéis, porém, continuam ainda a esforçar-se por crescer na santidade, vencendo o pecado; por isso levantam os olhos para Maria que refulge diante de toda a comunidade dos eleitos como modelo de virtudes. A Igreja, refletindo piedosamente sobre Maria e contemplando-a à luz do Verbo feito homem, penetra cheia de respeito, mais e mais no íntimo do altíssimo mistério da encarnação, e vai tomando cada vez mais a semelhança do seu Esposo. Com efeito, Maria, que entrou intimamente na história da salvação, de certo modo reúne em si e reflete as maiores exigências da fé; quando é exaltada e honrada, ela atrai os crentes para seu Filho, para o sacrifício dele e para o amor do Pai. E a Igreja, por sua vez, empenhada como está na glória de Cristo, torna-se mais semelhante ao seu modelo tão excelso, progredindo continuamente na fé, na esperança e na caridade, buscando e cumprindo em tudo a vontade de Deus. Com razão, a Igreja, também na sua atividade apostólica, olha para aquela que gerou a Cristo, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem precisamente para poder nascer e crescer, por meio da Igreja, também no coração dos fiéis. A Virgem, durante a vida, foi modelo daquele amor materno de que devem estar animados todos aqueles que colaboram na missão apostólica da Igreja para a redenção dos homens.”


Esperamos assim, mais ainda, com nossa manifestação pública e comum, fazer com Maria o Caminho da Fé que é Cristo. E testemunhá-lo presente em nós, Sua Igreja, para levá-lo a todo o mundo em nova evangelização, renovado em seu ardor, métodos e expressões. Que a CAMINHADA COM MARIA não seja apenas um ato devocional, mas verdadeiro ícone da própria vida de discípulos e discípulas em Cristo.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano