Campanha da Fraternidade 2022: Fraternidade e Educação

136

A Campanha de Fraternidade 2022, Fraternidade e Educação, começa no dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. O lema deste ano é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26), alinhado à missão de evangelizar crianças e jovens por meio da educação.

Neste ano, o objetivo principal da campanha é “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.

Ao redor do Brasil, instituições católicas de ensino se juntam à Campanha, promovendo ações sociais e pedagógicas com base no tema do ano. Além disso, a Campanha tem a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 10 de abril de 2022, um gesto concreto da quaresma.

Nesta ocasião, todas doações monetárias realizadas pelos fiéis são direcionadas ao Fundo Nacional e Diocesano de Solidariedade (FNS), que usa os fundos para ações sociais.

A Campanha

A Campanha da Fraternidade é sinônimo de comunhão, conversão e partilha. Idealizada por Dom Eugênio de Araújo Sales, de Natal (RN), hoje é um movimento nacional, abraçado pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil.

Os seus objetivos permanentes são:

  • Com base na justiça e no amor, educar para a vida fraterna
  • Comprometer cristãos com a busca pelo bem comum
  • Relembrar a responsabilidade de todos em relação à evangelização

Desde seu início, o poder da coleta realizada durante a quaresma tem transformado a vida de inúmeras pessoas que não têm acesso a bens materiais básicos.

O cuidado com os pobres é mencionado repetidamente no Evangelho, e é um dos pilares da vida cristã, e o itinerário da Campanha contribui para que possamos seguir no caminho de Cristo – o único possível.

Conheça mais sobre a Campanha de 2022

Veja como foram as campanhas passadas

Fonte: Marista