Celebração de Cinzas marca lançamento da campanha da Fraternidade 2021

Na missa de Quarta-feira de Cinzas (17/2), a Paróquia Nossa Senhora da Glória lançou a Campanha da Fraternidade 2021 para a comunidade. Neste ano, a campanha tem como tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Este ano, a Campanha da Fraternidade é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria com outras Igrejas Cristãs. Com o tema escolhido, a Igreja no Brasil está propondo que os fiéis reflitam sobre o diálogo e a superação de polarizações e divisões que marcam o contexto atual.

Durante a homilia, o novo pároco, Pe. Helano Samy, explicou que o diálogo acontece quando duas pessoas estão em uma mesma conversa, em um mesmo discurso. Para dialogar é necessário saber ouvir e saber falar. “A unidade que foi perdida – a primeira que precisa ser reestabelecida – é a unidade com o Pai”, destacou.

Pe. Helano propôs à comunidade que vivencie a quaresma de forma inteira e entregue, buscando agradar a Deus. “O que agrada a Deus? Fingir que sou bom ou reconhecer que sou pecador? Essa é a pergunta que vamos fazer a nós mesmos durante esses 40 dias”. O padre ressaltou, ainda, que durante a quaresma somos chamados a aprofundar a vivência dos dez mandamentos. “40 é 4 vezes 10. O número 4 representa a humanidade e o número 10, os 10 mandamentos. É tempo da humanidade se voltar para os mandamentos”, explicou.

Por fim, o pároco indicou os principais passos a serem seguidos nesse período: oração, jejum e esmola. “A oração é o primeiro caminho para ter contato com Deus. O segundo passo é o jejum, pois não existe crescimento sem disciplina. É a renúncia em função de um bem maior. O terceiro passo é a esmola, que significa usar nossos bens com sabedoria. O bem que é pra mim deve também beneficiar o outro”, orientou.