Depressão é tema do segundo dia da Semana da Família 2019

22


Na segunda noite da Semana da Família 2019 o tema abordado foi “Conversando sobre Depressão” e teve como facilitadores os psicólogos Thiago Guimarães e Aliny Hellen, que trataram a temática de modo explicativo e claro a fim de esclarecer alguns dos mitos que giram em torno da depressão. O evento, organizado pela Pastoral Familiar, contou grande presença da comunidade e agentes pastorais.


Durante a palestra, o psicólogo e também professor da Universidade de Fortaleza, Thiago Guimarães, explicou que a depressão se inicia, muitas vezes, através de uma ansiedade, mas que se devem levar em consideração dois critérios, antes de realizar um diagnóstico: a intensidade e a frequência de determinado sintoma ou comportamento. Além disso, o psicólogo relatou que há três níveis de depressão – leve, moderado e grave – e que em qualquer um dos níveis a doença pode tornar-se crônica.


Os especialistas orientam que não há, no entanto, uma receita de bolo para tratar a depressão, mas existem elementos que contribuem bastante para a melhora da pessoa depressiva. Um deles é a formação de uma rede de apoio, muitas vezes formada pela família, amigos, grupos da igreja, que são importantes para que a pessoa depressiva sinta-se melhor. Além disso, a psicoterapia é muito importante e, em alguns, casos o tratamento psiquiátrico também se faz necessário.


Aliny Hellen alerta que tratar a depressão como “frescura”, falta de Deus, de amor e até mesmo “falta do que fazer” dificulta o tratamento de pessoas que estão nessa situação. Muitas vezes, ao sofrerem preconceito ou ao terem a dor minimizada pelos outros, essas pessoas não se sentem acolhidas e podem ter o seu caso agravado.

Os psicólogos orientaram ainda que é preciso estar muito atento aos sinais de depressão que as pessoas que estão ao nosso redor, na nossa família ou trabalho manifestam. Oferecer ajuda, escutar a pessoa de modo acolhedor e sem julgamentos, além de ajudar a buscar ajuda profissional, é uma postura que todos podem assumir.


 

Você é nosso convidado


Este ano, o tema geral da Semana da Família 2019, promovida pela Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Glória, é “A família sob as dores que ninguém vê”. Confira a programação, participe das palestras e convide seus amigos e familiares! Com isso, você certamente estará ajudando algumas pessoas que continuam acobertando as suas próprias dores.


Programação completa


• 14/10 (segunda-feira): “Violência doméstica”, com a cabo Hellen e o sargento Atanásio, ambos do Grupo de Apoio às Vítimas da Violência da Polícia Militar do Ceará;


• 15/10 (terça-feira): “Conversando sobre depressão”, com o psicólogo Thiago Guimarães;


• 16/10 (quarta-feira): “Relacionamento familiar”, com o médico José Roberto;


• 17/10 (quinta-feira): “Suicídio e o sentido da vida”, com a psicóloga Juliana Fernandes;


• 18/10 (sexta-feira): “Riscos da internet na infância e juventude”, com a psicóloga Érika Abreu.