Procissão e missa encerram onze dias de festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes

Amor, alegria e devoção marcaram os onze dias da festa da padroeira Nossa Senhora de Lourdes, realizada de 1º a 11 de fevereiro. Os festejos contaram com participação de padres convidados, noites de adoração, atrações musicais e muitos servos dedicados que prepararam tudo com muito carinho.

A procissão saiu da gruta do Parque Del Sol, passou pelas ruas do condomínio até a capela em construção

No dia da celebração de Nossa Senhora de Lourdes (11/2), em memória da primeira aparição da Virgem Maria a Santa Bernadette Soubirous, em 1858, na França, a comunidade caminhou unida e alegre em procissão pelas ruas do Parque Del Sol.

Ao chegar à capela em construção, os fiéis acolheram o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, que presidiu a missa de encerramento dos festejos, concelebrada por Dom Lázaro, vigário paroquial. No altar também estiveram os diáconos José Gilson, Eufran de Menezes e Severino Ramos.

Em sua reflexão sobre o Evangelho das Bodas de Caná, Dom José Antonio lembrou que Maria percebeu a falta de vinho e, silenciosa, confiou em Jesus, intercedendo para que o primeiro milagre acontecesse. “O que era preocupação agora é solução, e a festa continua. A presença de Jesus gera festa, gera luz!”, afirmou o arcebispo.

Dom José Antonio destacou ainda que, em Lourdes, Nossa Senhora orientou Bernadette sobre três atitudes fundamentais. “Ela pede oração, conversão e caridade – pontos essenciais para quem deseja caminhar com o Senhor.”

O arcebispo também enfatizou a possibilidade diária de recomeço: “Ninguém pode dizer ‘não tenho mais jeito’. A cada instante Deus nos dá uma nova possibilidade. É tempo de recomeço, de levantar a cabeça, de dar passos seguros e de reconhecer a graça d’Ele.”

Conversão, explicou, significa adesão à Palavra de Deus e à Igreja, mudança de vida e abandono de atitudes que nos prejudicam. “A dificuldade não se resolve em um dia, mas todos podemos caminhar no processo de conversão.”

Arcebispo de Fortaleza destaca conversão e intercessão de Maria em missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora de Lourdes

A aparição de Nossa Senhora em Lourdes é uma graça que tocou a humanidade e chegou até nós. “Séculos depois, recordamos essa graça que se manifesta hoje. A beleza da Virgem aparecida na França se torna presente por meio desta comunidade e desta igreja. Conheci este terreno vazio e hoje vejo aqui um templo maravilhoso – casa de todos, casa de Deus, casa da Virgem Maria – para que ela continue intercedendo por nós e o milagre aconteça.”

Dom Gregório Paixão conclamou os fiéis a não temerem a caminhada de fé, a atitude de revisar a vida e a dar passos concretos para transformar o mundo a partir de si mesmos, da família e daqueles a quem devem evangelizar.

O arcebispo encerrou a homilia com a história de um jovem que, ao ganhar a “pedra da felicidade”, foi movido pelo egoísmo e deixou de usá-la para pedir por outros; somente ao fim da vida ele compreendeu a alegria de ajudar o próximo. Após realizar os atos de bondade, o anjo lhe concedeu um último pedido, e sua escolha foi esquecer o passado egoísta.

Que Deus nos dê a felicidade de esquecer o que não deu certo – as mágoas, as perseguições, o que não conseguimos realizar – para que aproveitemos, pela graça de Deus, o milagre que Jesus quer realizar pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadette. Que essa graça inunde o coração e nos faça recomeçar, pois se o milagre aconteceu em Caná, acontecerá em nossa vida, porque Jesus Cristo é o Senhor.”

Após a santa missa, a comunidade participou da festa social com Naldo José, que entoou seus maiores sucessos com toda a animação conhecida do público. As canções exaltam o poder de Maria ao pisar a cabeça da serpente, a alegria de ser católico e a disposição de fazer a vontade de Deus.

Agradecemos a todos os servos e fiéis que participaram da Festa de Nossa Senhora de Lourdes 2026. Seguiremos unidos na missão de concluir esta belíssima capela em honra à Mãe de Deus, onde seu Filho será sempre exaltado.

Galeria de fotos