Celebração da Padroeira: a transfiguração da vida

Nesta sexta-feira (06/08), o segundo dia de celebrações em alusão à nossa padroeira, Nossa Senhora da Glória, foi marcada por cânticos, louvores e preces.

Na novena, o culto começou com a Ave Maria. Uma reflexão em referência à Mãe de Deus foi lida e logo em seguida o andor de Nossa Senhora da Glória percorreu o centro do templo, sob o aplauso dos presentes. Ao final, o depoimento de uma devota foi apresentado em vídeo, refletindo sobre a importância da Festa da Padroeira.

Durante o novenário, foi solicitado um quilo de alimento não perecível como oferta aos mais necessitados. De acordo com a organização do evento, a cada dia o paroquiano poderá doar um alimento diferente: açúcar (sábado), feijão (domingo), macarrão (segunda-feira), óleo (terça-feira), café (quarta-feira), cuscuz (quinta-feira), arroz (sexta-feira) e sardinha (sábado). A intenção é montar várias cestas básicas para distribuir entre as famílias assistidas por nossa Paróquia.

“O céu se abre pra escutar a Palavra”

A santa missa foi presidida pelo Pe. Josieldo da Silva do Nascimento, vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Fortaleza. Durante a homilia, o padre fez referência à transfiguração do Senhor como um rito de passagem, reflexão e mudança. Nas palavras do sacerdote, “o céu se abre pra escutar a palavra”.

Também nós somos chamados a essa abertura de coração, “transformando o que precisa ser mudado em nossas vidas como mãe, como pai, como agente pastoral.” É também a celebração da transfiguração de Maria, conforme complementou o padre: “A Igreja Católica não adora Maria; ela ama Nossa Senhora, que tem esse olhar de acolhimento, de ternura. O olhar de Maria está fixo no céu, é um olhar de quem confia na ressurreição”.

Pela primeira vez participando do momento de fé em homenagem a Nossa Senhora da Glória, a cuidadora Sara Deodosio, 23 anos, considera que toda a festa está “muito bonita e organizada”. Ela é do interior, do município de Marco, e é o primeiro ano que participa das celebrações da Padroeira. Entusiasmada, disse que pretende vir todos os dias.

Festa Social

Os festejos de nossa Padroeira também contam com a parte social. Nesta sexta-feira, as atrações foram o humorista Muçãozinho e o sanfoneiro Caninana do Forró, com apresentação de Jack Lima.

• Acompanhe as novidades sobre os festejos de nossa Padroeira no Instagram @paroquiagloriafor.