Pe. Alex de Brito: “Maria reflete a presença do Deus vivo que ilumina toda a nossa vida”

O sexto dia de Festa à Virgem da Glória (10/8) iniciou com a tradicional Adoração ao Santíssimo, em seguida a oração do Ofício da Imaculada Conceição, o Santo Terço e o novenário. Este último nos levou a refletir “Maria, Mãe sempre Virgem”, frase que faz referência aos dogmas da Imaculada Conceição e da Perpétua Virgindade. A pureza do Senhor alcançou Maria e a fez tabernáculo do amor d’Ele para a humanidade.

Às 19h os conhecidos acordes da canção “Regaço Acolhedor” tocaram de forma suave no início da Celebração Eucarística anunciando a solene entrada da Virgem Maria no templo e marcando a chegada da convidada mais especial da noite. Assim, a Senhora e todos os seus filhos, com as mãos carregadas de pétalas de rosas, reunidos em comunidade, puderam celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia.

Nesta noite recebemos com muita alegria na presidência da Santa Missa o Padre Alex de Brito, pároco de Nossa Senhora das Graças (Pindoretama/CE) e filho desta comunidade. O sacerdote celebrou de forma muito catequética e fez uma bela homilia costurando o tema da Festa deste ano “Filha de Sião, és formosa como a lua, resplandecente como o sol”, a memória de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, e o evangelho do dia que nos falava da colheita dos frutos do Reino de Deus.

Na partilha da Palavra, Padre Alex fez um belo elogio à Maria: “Ela é como a lua, aquela que reflete o brilho do sol. Sabemos que como lua, Maria reflete a luz de Deus, porque a lua em si não tem luz, mas Ela é aquela que capta a luz e que reflete na escuridão a presença do Deus vivo que ilumina toda a nossa vida. Essa é a nossa Mãe, Maria; essa é a nossa Mãe da Glória.”

Os festejos continuaram no pátio do Centro Pastoral Padre José Alberto Castelo, ao som da Banda Cuscuz cum Ovo que tocou forró, lambada, baile e até brega. Diversos fiéis se reuniram e dançaram os sucessos da música brasileira. “É muito bom quando podemos curtir. Quando escuto um pouco dos shows lembro dos meus tempos de juventude, quando dançava nas tertúlias de Fortaleza. Adoro esse tempo de festa da Padroeira, muito animado”, conclui Adalgisa Mota, responsável pela equipe de caixas da Festa da Padroeira.
Campanhas das Ave-Marias e das Flores do andor da Virgem.

Padre Helano Samy, pároco, convida todos os fiéis a se unirem em oração e interseção pela Festa da Padroeira 2023, para tal, conclama a comunidade a rezar Ave Marias, que seriam como rosas ofertadas à Virgem Maria. A cada conta do terço rezada deve-se registrar em formulário disponível na bio do instagram @paroquiagloriafor. Ao final da Festa, Padre Helano espera anunciar muitos milhares de Ave Marias rezadas para Nossa Senhora da Glória.

O pároco também pede doações para a compra das flores que ornam o altar da Igreja Matriz durante as celebrações e o andor final da Procissão de Encerramento da Festa, no dia 15 de agosto. Para contribuir com a campanha, basta retirar envelope específico nas missas ou procurar a secretaria paroquial.

A expectativa de Fernando Maciel, florista oficial da Paróquia, é realizar uma ornamentação no encerramento da Festa nunca vista antes, com diversos arranjos em formatos surpreendentes. O florista também deixa um certo suspense com relação à cor escolhida para as flores do encerramento. “Todos os arranjos estão sendo construídos em cima do tema: o branco com a prata, por exemplo, representa Nossa Senhora, a lua formosa. Em breve entrarão os tons gloriosos”, encerra Fernando, animado com a missão.

A Festa entra na reta final a partir de amanhã (11), mas ainda guarda diversas surpresas. Nos próximos dias passarão pela Paróquia os Bispos Júlio, José Antônio e André nas celebrações eucarísticas. Já no palco passarão a Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed, que promete realizar um show incrível e histórico, além do sanfoneiro Waldonys e da missionária Ticiana de Paula. O show de encerramento na terça (15) guarda surpresas. Ainda no dia 15 acolheremos o novo vigário paroquial Padre José Carlos.

Confira a programação e participe!